

Tecidos para decoração: tudo sobre o Jacquard
22 de julho de 2019Se você está pensando em usar o tecido Jacquard para algum tipo de decoração, essa matéria foi feita para você. Aqui você vai conhecer todas as características do Jacquard, as opções disponíveis no mercado e as melhores maneiras de usá-lo. Acompanhe.
O “Jacquard” é um tecido clássico, criado no século XVIII. Recebeu esse nome por conta de seu criador, Joseph Marie Jacquard. Em sua origem, era um tecido extremamente caro, usado apenas por famílias de elite, pois sua produção era manual e bastante demorada. Hoje já não é tão caro pois há teares computadorizados de alta tecnologia que, por permitir uma produção mais rápida, acessibilizaram esse tecido tão elegante, sendo possível encontrá-lo, em média, de R$19 a R$29.

Parede forrada com tecido Jacquard
O Jacquard é um tecido caracterizado principalmente pela complexidade com que ele é confeccionado. Isso porque suas texturas e estampas são feitas com o molde do próprio fio. Também é um tecido consideravelmente resistente, pela própria maneira como é confeccionado, já que o entrelaçamento dos fios é feita em uma posição que resiste aos efeitos da ação do tempo. Pelo fato de ser um processo bastante artesanal e por durar bastante, é considerado um tecido mais luxuoso.
Diversos tipos diferentes de fio podem ser usado para a confecção do Jacquard, desde os delicados, como é o caso da seda, até os mais felpudos, como é o caso do chenilles. Não é, portanto, o tecido que configura o Jacquard, mas as particularidades da sua forma de confecção. Outra característica típica do Jacquard é que o entrelaçamento dos seus fios costumam formar o desenho de um medalhão, que também é chamado popularmente de brocado, brasão, arabesco ou adamascado. Esse desenho consegue transmitir elegância e requinte, além de beleza, é claro.

Poltronas estofadas com Jacquard
Por ser um desenho marcante, o Jacquard se consolidou como a opção mais conveniente para festas e eventos em que se tem a intenção de inspirar luxo, mas seu uso é bastante versátil. Costuma ser usado para toalhas de mesa, aplicação em paredes, painéis e até para forrar estofados, já que ele tem uma ótima durabilidade e não amassa facilmente. A versão tradicional do Jacquard tem a peculiaridade de ser dupla face, pois tem um acabamento impecável dos dois lados, por isso também cai bem em cortinas e colchas.
O Jacquard costuma ser encontrado na versão tradicional, estampada e luxo. A versão tradicional é normalmente composta por uma média de 58% algodão e 42% poliéster (clique aqui para visualizar essa opção). A versão estampada, como o nome sugere, é caracterizada por ter estampas que fogem ao medalhão convencional, normalmente com a composição 50% algodão e 50% poliéster (clique aqui para visualizar essa opção). Por sua vez, a versão luxo, também composta em média por 58% algodão e 42% poliéster, possui mais riqueza de detalhes e tem qualidade um pouco melhor que os demais (clique aqui para visualizar essa opção).
Alguns fabricantes chineses produzem um tecido Jacquard 100% poliéster, também chamados de Cetim Jacquard. Esse é um tipo de Jacquard mais barato, mas possui um aspecto sintético e é de qualidade bastante inferior ao Jacquard convencional, que possui algodão em sua composição. Este último, portanto, é mais recomendado para quem busca qualidade, maciez e beleza. Se você quiser ver as opções disponíveis de Jacquard e, inclusive, comprar um, recomendamos a loja da Casa das Cortinas.
Posts relacionados
Ideias para inovar na cor do sofá

Melhores tecidos para revestir móveis

Revestimentos para sofás: o Couríssimo e o Corano

Tecidos para revestir sofás: Camurça, Veludo e Suede

Tecidos para cortinas: tudo sobre o Cetim

Tecidos para revestir sofás: tudo sobre o Linho sintético

Melhores tecidos impermeáveis para sofás

Tecidos para revestir sofás: conheça o Chenile

Tecidos para cortinas: as vantagens do Linho

Tecidos para decoração: tudo sobre o Oxford

Ideias para usar o Voil na decoração

Tecidos para cortinas: por que escolher o Blackout

Tecidos para decoração: tudo sobre o tecido Voil (Organza)

Tecidos para áreas externas
