Tecidos para revestir sofás: Camurça, Veludo e Suede

09 de agosto de 2019

Se você está pesquisando sobre quais os melhores tecidos para revestir sofás, veio ao lugar certo. Preparamos uma série de matérias sobre tecidos para sofás para te ajudar a fazer a melhor escolha. Dessa vez vamos falar sobre os tecidos Camurça, Veludo e Suede. Você sabe qual é a diferença entre eles? Quais suas principais características? Acompanhe para saber.

O Camurça, o Veludo e o Suede são tecidos que têm uma estética idêntica, cujas diferenças são praticamente imperceptíveis a olho nu, por isso é difícil falar só de um ou só de outro, sendo mais pertinente fazer uma comparação entre eles. A diferença mais gritante entre esses tecidos é que o Camurça é de origem animal, o Veludo pode ser de origem animal ou sintética e o Suede é de origem sintética.

O Camurça é feito a partir de um processo químico de curtimento da pele interior de animais como vacas, porcos, cabras, cordeiros e a própria camurça, que deu origem ao nome, entre outros. É um produto mais suave do que o couro comum, mas também é menos resistente, o que não significa que não dure, apenas que dura menos, considerando que o couro legítimo chega a durar mais de 100 anos.

Sofá revestido de Camurça azul

O Camurça tem uma textura agradável ao toque, por isso seu uso no revestimento de sofás é bastante recomendado. Para chegar nesse aspecto, a superfície da pele é lavada e lixada até que adquira uma aparência e textura mais rústica e com pelinhos bem curtos. Além disso, sua estética dificilmente deixa a desejar, já que os felpos da pele curtida dão um aspecto ao mesmo tempo fosco e brilhoso ao tecido, em razão disso, o Camurça também é bastante usado na confecção de calçados, bolsas e roupas.

Por ser pele, suas versões mais comuns são nas cores marrom e camelo, mas pelo tingimento com anilinas também é possível chegar nas cores mais diversas e vivas. Você encontra o Camurça também com o nome de Micro-Fibra ou o antigo Camurça Italiano, mas essa nomenclatura, na verdade, é resultado de uma confusão, já que esses outros materiais são razoavelmente diferentes, pois têm uma cor mais opaca e sem brilho.

O Veludo é um tecido bastante nobre, pois é usado desde a Idade Média na Europa para revestir sofás e outras peças de luxo. Em razão disso, sua versão em seda ou algodão é um pouco mais cara do que as versões mais sintéticas. A textura do Veludo também é muito leve, macia, suave e flexível, ele guarda a mesma característica da camurça, de ter um lado liso e o outro revestido de cerdas com pelinhos muito finos, de trama estreita e toque macio, com um acabamento idêntico ao Camurça e ao Suede.

Sofá revestido com Veludo rosa

Uma diferença importante do Veludo para o Camurça é que o Veludo tem caráter vegetariano (não confundir com vegano) pois, apesar de também ser de origem animal, é apenas da matéria prima produzida por ele, como é o caso da Seda ou da Lã, não dependendo do abate. Com o tempo, também passou a ser fabricado a partir do algodão, do acetato, de misturas de fibra e de raiom, o que, além de baratear mais o tecido, o distanciou ainda mais da origem animal. A durabilidade do tecido, no entanto, é menor do que a do Camurça.

O Suede, por sua vez, é feito de poliéster, mas tem o acabamento idêntico ao Camurça e ao Veludo. Por ser tão parecido e de origem artificial, popularmente é conhecido por ser uma imitação desses dois, mas não perde em nada em conforto, estética e durabilidade, sendo, inclusive, resistente a manchas e danos causados pela umidade. Ele tem uma textura um pouco mais fina que o Veludo e o Camurça, mas no revestimento em sofá, essa diferença é quase impossível de notar.

Sofá em Suede Molhado Azul

O Suede Molhado, que apresenta uma oscilação no tom da cor dependendo do toque e da luz sobre ele, tem sido um dos favoritos para revestir sofás, principalmente depois da febre de sofás em Suede que se intensificou em 2017. Ele também é encontrado com o nome de Super Suede, Ultra Suede, Sued, Suedi e Nobuck. A confecção desse tecido não usa nada de origem animal, por isso é um material vegano.

Esperamos que essa matéria tenha te ajudado a tirar as dúvidas sobre as diferenças e as semelhanças entre o Camurça, o Veludo e o Suede. Lembrando que, para comprar esses e outros tecidos para revestimento, recomendamos a loja online da Casa das Cortinas, que você pode acessar clicando aqui.