Tecidos para cortinas: as vantagens do Linho

16 de julho de 2019

Na sala, no quarto, no escritório, em qualquer lugar de permanência em uma casa a cortina cai bem, mas alguns tecidos são mais convenientes que outros, dependendo do ambiente. Hoje vamos falar sobre as principais vantagens e aplicações do Linho para a confecção da sua cortina, que vão muito além apenas da estética. Acompanhe essa matéria para saber tudo sobre o tecido, suas principais características e dicas para melhor aproveitá-lo.

Não é a toa que o Linho é uma das escolhas preferidas para a confecção das cortinas. Ele tem um aspecto nobre e possui uma leveza característica que traz sofisticação e um toque de elegância ao ambiente. Não é um tecido que corta completamente a iluminação externa, como o Blackout (já falamos desse tecido em outra matéria, que você pode conferir clicando aqui), mas é justamente na sua transparência (que pode ser maior ou menor, dependendo da quantidade de fios usada para tecê-lo) que reside o charme desse tecido.

Transparência típica do tecido em Linho

Em razão dessa transparência, a cortina feita com Linho é ideal para ambientes em que se pretende aproveitar a claridade da luz solar durante o dia e que não guardem problemas relacionados a privacidade, como em um hall, sala de espera ou sala de jantar, a não ser que seja usada em conjunto com um tecido mais opaco como forro, o que a habilita a ser perfeitamente aproveitada em quartos, por exemplo. Não é um tecido recomendado para usar em cozinhas ou banheiros, porque são ambientes diretamente expostos à gordura e umidade, onde faz mais sentido usar tecidos mais resistentes à sujeira e mais fáceis de limpar, como a persiana de plástico ou uma cortina romana feita de tecido sintético.

Não é recomendado, ainda, que se use a cortina de Linho para ambientes externos, pois ele vai exigir uma manutenção muito mais constante que pode desgastar o tecido, já que é bastante delicado. No quesito resistência, existem outros tecidos que podem ser bem mais pertinentes para a área externa, que é o caso do Acquablock e do Impermeável (já falamos sobre eles em uma matéria sobre tecidos para área externa, que você pode conferir clicando aqui).

Apesar de leve, a textura, a fluidez e o caimento da cortina em Linho são bastante harmônicos, trazendo uma sensação de aconchego e conforto. Ele também pode conter Poliéster em sua composição, o que ajuda a deixá-lo ainda mais encorpado. Perfeito, ainda, para compor com o tecido com Voil, Seda ou o Shantung. Um Linho mais grosso pode, inclusive, ajudar a abafar ruídos, seja da área externa ou interna.

Pela sua beleza e utilidade, vários outros tecidos imitam o Linho ou usam-no em sua composição para ficarem com um aspecto mais natural, como é o caso do Voil e do Blackout. Os tons de areia do Linho são ideais para compor um ambiente mais clean ou chamar a atenção para outros detalhes coloridos no ambiente. No entanto, explorar o colorido no próprio tecido é uma ótima opção para evidenciar a presença da cortina como parte marcante da decoração.

Cortinas em Linho colorido acrescentam personalidade ao ambiente

O preço do Linho varia muito conforme sua composição, podendo ir de R$12,00 a R$85,00, em que, evidentemente, quanto melhor a qualidade dos fios usados em sua composição, mais caro vai custar, mas o investimento certamente vale a pena. Caso se interesse, na loja virtual da Casa das Cortinas você consegue consultar preços, tipos e cores diferentes de Linho. Clique aqui para acessar.