Ideias para inovar na cor do sofá

03 de outubro de 2019

Já reparou que em toda casa que você vai ultimamente tem um sofá cinza? Não é sem razão. O cinza é uma cor versátil, que se adapta facilmente a vários tipos de decoração, mas também acaba sendo bem clichê. Se a decoração diz muito sobre as pessoas, o clichê pode fazer parecer que você é uma pessoa insegura e acomodada, enquanto ousar nas cores passa uma ideia de pessoa alegre e confiante. Pensando nisso, preparamos essa matéria sobre algumas ideias para inovar na cor ou no tecido do sofá, e oferecer um espaço autêntico, marcante e cheio de personalidade. Acompanhe.

O Sofá colorido foge do usual e deixa o ambiente mais marcante.

Antes de encarar uma cor nova, você precisa fazer um exercício de perceber se ela harmoniza com outros móveis e decorações presentes na sala. Por exemplo: um móvel lilás no tom pastel não ficaria muito harmônico com tons mais fortes de verde ou amarelo, mas pode ser bem harmônico com outros itens cor pastel. Cuidado com as combinações e suas referências: por exemplo, o verde e o amarelo juntos pode até ficar lindo, mas também pode deixar o ambiente com cara de dia de jogo do Brasil em Copa do Mundo. Se for sua intenção, tudo bem.

Sofá em tecido Courríssimo azul pastel com decoração em tons pasteis

Se você optar por um sofá com cor forte, um truque que não costuma falhar é usar tons mais suaves nos móveis e parede do ambiente, assim você pode abusar das cores sem medo e seu sofá vai ser, provavelmente, o o item melhor destacado da sua sala ou espaço. Se seus móveis forem muito coloridos, há o perigo de deixar o ambiente muito pesado, mas sabendo usar os tons e tecidos corretos, combinados a uma decoração que faça sentido, o ambiente pode ficar bem alegre.

Sofá vermelho. As cores encontram sentido no paralelo com as cores da porta.

Você pode explorar cores diferentes para sofás, almofadas e poltronas que façam parte da composição, brincando com diferentes tons da mesma cor ou diferentes cores do mesmo tom. Outra opção é explorar tecidos diferentes, já que a mistura de texturas foi uma tendência forte neste ano. Os tecidos mais recomendados para sofás e outros estofados são o Chenile, o Camurça, o Veludo, o Suede, o Linho, o Couríssimo e o Corano. E para ambientes a céu aberto, os mais recomendados são os à prova de água e umidade, que são o Waterblock, o Acquablock e o Acquatec.

Sofá em azul forte no tecido Linho. Perceba que as almofadas têm texturas diferentes.

Ficou com vontade de revestir seu sofá com um tecido novo e bem colorido? Visite a loja online da Casa das Cortinas clicando aqui e escolha a cara do seu novo sofá.